quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Heráclito: se eu parasse minha vida pública agora, me daria por satisfeito

Por www.portalaz.com.br em http://portalaz.com.br/noticia/brasilia/189185_heraclito_se_eu_parasse_minha_vida_publica_agora_me_daria_por_satisfeito.html

Heráclito: se eu parasse minha vida pública agora, me daria por satisfeito

23/09/2010 • 18:09

Saudosismo:
- Servidores do Senado avaliam que discurso de Heráclito – feito no final da primeira quinzena de setembro – é uma despedida da Câmara Alta.


É interessante o comentário que existe pelos corredores do Senado Federal, vindos de servidores, e até mesmo de outros senadores, com relação ao primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, senador Heráclito Fortes (DEM), que concorre a uma das vagas para a Câmara Alta no Piauí.


Isso depois de um pronunciamento feito na final da última quinzena de setembro, quando o parlamentar criticou ferozmente o também candidato Ciro Nogueira (PP), chamando-o de ‘principiante’, criticou o também candidato Wellington Dias, a suposta compra de pesquisas eleitorais e a compra de votos.

Para os observadores - muitos que até gostam quando o senador sobe à tribuna, por conta da contundência -, Heráclito teria feito um discurso de “despedida”. Principalmente - mas não só - por conta do trecho em que o democrata diz estar “com a consciência tranqüila pelos atos públicos” que realizou.

“Senhor presidente, tenho a consciência tranqüila por todos os atos públicos que pratiquei ao longo da vida, inclusive o de assumir a Primeira Secretaria do Senado no momento mais difícil, em que me coube a responsabilidade de fazer a reestruturação administrativa, acabando com atos secretos, dando transparência aos processos, reduzindo custos, e de fazer a reforma administrativa que beneficiou os servidores da Casa”, falou.

“Tenho a consciência tranqüila, porque, por onde passei, deixei marcas com obras sociais, como o SOS Teresina. O SOS Teresina, senador Roberto Cavalcanti, foi um programa iniciado na minha gestão e, depois, copiado por algumas capitais do Brasil, inclusive por João Pessoa. No início do Governo Lula, esse programa foi federalizado e, hoje, chama-se Samu. O Samu nasceu na minha administração em Teresina, e até o número 192 foi mantido – é o mesmo”, complementou, elencando uma das suas realizações quando da época de prefeito da capital.

Velhos Tempos
Em um outro momento de seu pronunciamento, Heráclito rememorou o início de sua carreira política ao visualizar de cima do palanque, em Picos, um atendimento do Samu, durante o desfile do 7 de setembro. “A praça estava com as arquibancadas lotadas. Mas a grande emoção que tive foi quando vi um grupo do Samu passar e simular, em frente ao palanque, um atendimento de urgência. Passou pelos meus olhos aquilo tudo começando na minha administração, quando eu era Prefeito de Teresina”, recordou.

“Na época, há quase vinte anos, uma assistente social chamada Maria Clara e a equipe que trouxemos dos Estados Unidos – foram os primeiros peritos que vieram para treinar aquele tipo de atendimento –, faziam rigorosamente aquilo que se repetia naquela manhã ensolarada. Eles, em dois minutos, completavam todo o procedimento do salvamento simulado da vítima de um acidente. É realmente algo extraordinário”, avaliou.

O fim
Para terminar sua fala, Heráclito arrematou: “Digo-lhe com toda a sinceridade que, se eu parasse minha vida pública agora, neste instante, eu já me daria por satisfeito, pois eu estaria feliz de ter tido a felicidade de, com o auxílio de um amigo médico muito querido, que é o Alcenor Almeida, proceder à ideia inicial do SOS Teresina, que hoje é o Samu, e de saber que, primeiro em Teresina e depois pelo Brasil inteiro, já salvamos milhões de vidas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário